Hábitos saudáveis começam pelo exemplo dos pais

Para fazer seu filho comer bem e praticar exercícios físicos regurlarmente você precisa incentivá-lo e dar o exemplo. OK. Esta não é a primeira vez que você ouve isso, mas pesquisas continuam reforçando a importância do modelo dos pais.
 
Um novo estudo, realizado por médicos da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluiu que o ambiente familiar e a atitude dos pais influenciam diretamente a saúde da criança. Iniciativas como oferecer frutas e vegetais no cardápio e incentivá-las a brincar fora de casa fazem toda a diferença.
 
“O ambiente que contribui para a obesidade é amplo e multifacetado. Ele inclui a infra-estrutura do bairro, a publicidade e as políticas fiscais para os alimentos, mas sentimos que o ambiente da casa é crítico, especialmente no caso de crianças”, afirmou, em nota, Truls Ostbye, principal autor da pesquisa.
 
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam 190 crianças de 2 a 5 anos, cujas mães estavam acima do peso ou obesas. Eles coletaram informações sobre a dieta das crianças durante uma semana e mediram o quanto elas se movimentavam usando um aparelho acoplado à roupa de cada uma.
 
Depois, perguntaram às mães qual era o hábito da família em relação ao consumo de junk foods, à realização de atividades físicas e disponibilidade de equipamentos e espaços para exercícios. Analisando os dados, eles concluíram que cada uma dessas medidas influenciava explicitamente a qualidade da alimentação e os níveis de atividade física dos filhos.
 
“É difícil para os pais mudarem seu comportamento, mas isso não é importante apenas para sua própria saúde; também é importante para os seus filhos porque você é um modelo para eles. Pode até ser senso comum, mas agora temos evidências para reforçar esse argumento”, disse, em nota, Marissa Stroo, que também participou do estudo.
 
No Brasil, entre as crianças de 5 a 9 anos, cerca de 16% dos meninos são obesos e 12% das meninas, e a tendência é que esses números continuem crescendo. Se o seu filho está com sobrepeso ou obeso, além de conversar com o pediatra dele, você deve pensar em mudar também a sua rotina. Que tal começar já?

 

Fale Conosco

Telefones:
(12) 3923-2956/ 3923-4855 /3922-5800
Av. Barão do Rio Branco, 960 - Jd Esplanada
São José dos Campos - SP

Localização

Sistema de Ensino