Como ensinar disciplina e limites?

O que está acontecendo com a disciplina na dinâmica familiar e no ambiente escolar? Ao sair do autoritarismo do passado e mergulhar na permissividade do presente, o processo educacional se perdeu na noção de padrões de comportamento e limites. As crianças têm tido mais autoridade que seus pais, apesar de ainda dependerem deles biopsicossocialmente (Tiba, 2006, p. 14).

Com os progressos da sociedade e o desaparecimento da família tradicional, novos valores se desenvolveram, tendo como base a igualdade. Esse nivelamento da sociedade entre jovens, crianças e adultos contribuiu para a perda do sentido de autoridade entre pais, filhos, professores e alunos.

Para Celso Antunes (2003, p. 61), o grande desafio, no sentido de desenvolver responsabilidade na criança, é quase sempre evitar o excesso de amor. Os pais invariavelmente amam seus filhos e esse amor ilimitado e maravilhoso, algumas vezes, faz nascer o sentimento de superproteção, o que atrapalha o estímulo à responsabilidade autônoma.

Segundo Tiba (2006, p. 15), disciplina não é a obediência cega às regras, como um adestramento, mas um aprendizado ético, para aprender a fazer o que deve ser feito, independentemente da presença de outros. Aliada à ética, a disciplina gera confiança mútua nas pessoas – um dos fortes componentes do amor saudável que traz progresso à humanidade.

É preciso lembrar que a criança aprende por meio da imitação, portanto, os pais devem ser claros quanto aos seus próprios princípios, por exemplo, em relação à liberdade, ao respeito e à igualdade.

Fica evidente, dessa forma, que antes da criança se apropriar de um conhecimento, de um conteúdo, de um conceito, eles serão assimilados a partir de uma determinada forma que lhe é transmitida por outra pessoa, isto é, o primeiro passo do ensino e da aprendizagem é a imitação (Gasparin, 2002, p.88)

Os valores e atitudes que a criança aprende em sua educação familiar serão refletidos no seu comportamento escolar. Uma criança indisciplinada em seu ambiente familiar tende a negar o cumprimento das regras estabelecidas em sua escola.

Deixei de fazer, e agora? / Susan Zimog Leibig, (organizadora)