Educação Infantil

Na Educação Infantil, a criança é levada a construir o conhecimento por meio de jogos e brincadeiras que estimulam o interesse e os atos de pensar e agir.

O material didático do Sistema Dom Bosco de Ensino disponibiliza a coleção "Vamos Brincar", que faz do lúdico um proceso de prendizagem na primeira fase escolar. Assim, respeitando os interesses e necessidades de cada faixa etária, as crianças aprendem se divertindo.

Na grade curricular do Ensino Infantil, a criança terá aulas de

  • Inglês
  • Culinária
  • Informática
  • Ballet
  • Futsal
  • Capoeira
  • Música
  • Educação Física
  • Artes

Em complemento as atividades do material didático, o Sistema Dom Bosco conta ainda com o site da Turminha Dom Bosco, um espaço exclusivo para educação infantil, que usa os jogos interativos e atividades lúdicas para atuar no processo de aprendizagem. Especialmente voltado para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nesse site as as crianças poderão aprender de forma divertida. Ele está repleto de jogos, brincadeiras, atividades, dicas, etc.
Esse é, com certeza, um dos melhores de canais de educação do Brasil, além de ser uma excelente opção de diversão para seu filho.

Acesse:
Turminha Dom Bosco
www.turminhadombosco.com.br

 


 
 
Com essa perspectiva, o Colégio Dom Bosco trabalha:
  • Interacionismo

O interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se,portanto, de uma visão sociocultural. O objeto de estudo de Vygotsky, criador dessa concepção, era o desenvolvimento humano mediante processo histórico do indivíduo. Este, para constituir-se como pessoa, precisa inserir-se em determinado ambiente cultural.

  • Pensamento Complexo

A complexidade não é um conceito teórico, mas um fato da vida, pois a experiência humana é um todo biopsicossocial, em que primeiro se percebe o mundo; essa percepção gera sentimentos e emoções, os quais, na seqüência, determinam o comportamento do indivíduo no cotidiano. Segundo autores como Maturana (1999) e Mariotti (2000), a complexidade corresponde à multiplicidade e à contínua interação de sistemas e fenômenos que constituem o mundo natural.

  • Interdisciplinaridade

O princípio da interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento.

Embora seja apreendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.
 


 Colégio Dom Bosco

A alegria de descobrir e conquistar o mundo através do conhecimento!


 

Fale Conosco

Telefones:
(12) 3923-2956/ 3923-4855 /3922-5800
Av. Barão do Rio Branco, 960 - Jd Esplanada
São José dos Campos - SP

Localização

Sistema de Ensino